Jornalismo é a atividade profissional que consiste em coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é, portanto, uma atividade de Comunicação.
A revisão desse conceito é importante num momento em que se visualiza a parcialidade manifesta da grande imprensa, que se transformou em órgão de campanha política e defesa de segmentos empresariais e financeiros.
De um lado a Rede Record apoiando a candidatura de Dilma Roussef e tecendo uma séria de acusações ao candidato José Serra. De outro lado, Rede Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Editora Abril (Revista Veja), apoiando Serra e "descendo a lenha" na candidata Dilma.
Os apoios são manifestos inclusive em editoriais. Jornalistas que não aderem à "linha editorial" são demitidos, ou seja, não existe mais autonomia de quem escreve. O Jornalista virou mais um operário na linha de produção de opinião.
Diante disso, fica a pergunta: quem ainda faz Jornalismo?
Na minha opinião, apenas uma pequena parcela da imprensa faz jornalismo de verdade, veículos menos comprometidos com grandes empresas transnacionais, grandes financiadores de campanha.
A grande mídia brasileira não é mais confiável. Seus "produtos" são fabricados para induzir leitores segundo interesses bem definidos.
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