28 de outubro de 2010

ELEIÇÃO DIRETA É SINAL DE DEMOCRACIA?

Vejo que a eleição direta constitui uma das características da democracia, mas ela somente, não permite concluir pela existência de um ambiente democrático.

Democrático é o espaço em que o cidadão, ciente dos seus direitos e deveres, exerce sua parcela de poder, seja votando em representantes, participando como candidato a uma função pública, manifestando-se livremente, interferindo em  iniciativas populares, plebiscitos ou referendos.

Então, como pode haver democracia num País em que o povo não sabe pensar porque não foi ensinado a pensar e não saberá pensar, porque continua não sendo habilitado para tanto? O macrossistema educacional brasileiro é abominável, tanto que o Brasil continuou em 2010, com a 45ª posição dentre 110 países.

As campanhas midiáticas de ambos os candidatos se utilizaram do que há de mais sórdido para ataques e contra-ataques. Convencer o eleitor a qualquer custo ético, moral ou financeiro, esta foi a característica marcante da atuação do marketing político.

As propostas e diretrizes de governo ficaram num segundo plano. E por que? Porque o povo não entende as necessidades do País, não consegue interpretar políticas econômicas e sociais. Em vez disso, sobrou a competição de quem pagará o maior salário mínimo, quem dará mais aumento para os aposentados, quem manterá as bolsas de auxílio social.

Domingo vamos votar novamente, mas vejo uma imensa e escura fila de zumbis (com aquelas poucas exceções) que não sabe ao certo o que, em quem, por que e para que?

Nenhum comentário: