12 de outubro de 2010

CAPITÃO NASCIMENTO: PARADIGMA DE MONOMITO TUPINIQUIM DO SÉCULO XXI

Vejo que o personagem Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite 2 representa o “nascimento” do monomito Tupiniquim do século XXI. A aventura do personagem no filme 2 é diferente do primeiro longa, ou seja, atua em um nível diferente de discussão temática.

Monomito ou "Mito do Herói", como definiria o grande mitólogo Joseph Campbell, surgiu nas mais diversas culturas, e nas mais diversas épocas. Embora apresentem diferenças entre um formato e outro, detém semelhanças estruturais marcantes, seguindo certos padrões universais, uma forma comum.

No monomito ocorre sempre uma jornada, na qual o Herói empreende uma aventura — física ou psicológica ou ambas —  como a defesa do padrão de virtude de Nascimento, que luta sozinho (ou quase) contra um gigante de mil faces e braços denominado no filme 2 de “Sistema”.

O monomito é positivo socialmente, pois incute valores caros à boa e sã convivência social. No caso de Nascimento, tanto no longa-metragem original, quanto na sequência, o ataque é contra o Estado (Leviatã) corrompido.

Em verdade, ao redor do mundo, nas mais diversas culturas, o monomito está presente, sendo por isso que o principal livro do mitólogo Joseph Campbel recebe o título de "Herói de Mil Faces".

O Brasil já teve monomitos como o patrulheiro rodoviário, por exemplo. Mas há tempos que não se via um sucesso de público como o que se percebe em Tropa de Elite. Especialmente a sequência (Tropa de Elite 2) tem moral da história e a moral é a de que a luta vale a pena, que a defesa da probidade (honestidade) deve ser exercida por todos nós (o final é emblemático nesse sentido) e que herói é quem defende esses valores.

A virtude da honestidade defendida por Nascimento é de vital importância para um País em que sempre grassou a lei do mais esperto, do corruptor e do corrompido.

Tropa de Elite funciona neste momento, como elemento integrador de consciências a respeito de valores tão caros e necessários, como a liberdade de agir, a autonomia de vontade e a honestidade.

Fiquei satisfeito com o enredo e com as mensagens subliminares que também aparecem quase imperceptíveis no decorrer do filme.
 
Obs1. Quem quiser ler mais sobre o monomito ou mito do herói,  procure os livros de Joseph Campbel ou pela Fundação Joseph Campbel na internet.
 
Obs2. George Lucas teve consultoria direta de Campbel para desenvolver a série Guerra nas Estrelas.

Nenhum comentário: