22 de março de 2011

O PENSAMENTO ALARGADO

Por oposição ao espírito "limitado", o pensamento alargado poderia ser definido, num primeiro momento, como aquele que consegue arrancar-se de si para se "colocar no lugar de outrem", não somente para melhor compreendê-lo, mas também para tentar, num momento em que ele se volta para si, olhar seus próprios juízos do ponto de vista que poderia ser o dos outros.

É o que exige a autorreflexão de que falávamos há pouco: para que se tome consciência de si, é preciso situar-se à distância de si mesmo. Onde o espírito limitado permanece envisgrado em sua comunidade de origem a ponto de julgar que ela é a única possível ou, pelo menos, a única boa e legítima, o espírito alargado consegue, assumindo tanto quanto possível o ponto de vista de outrem, contemplar o mundo como espectador interessado e benevolente.

Aceitando descentrar sua perspectiva inicial e arrancar-se ao círculo do egocentrismo, ele pode penetrar nos costumes e nos valores diferentes dos seus; em seguida, ao se voltar para si mesmo, tomar consciência de si de modo distanciado, menos dogmático, e com isso enriquecer suas próprias ideias.

(FERRY, Luc. Aprender a viver. Filosofia para os novos tempos. p. 296-297. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010).

Nenhum comentário: