8 de julho de 2008

GRATIDÃO (DORVALINO FURTADO FILHO)

"Se recolhes um cachorro faminto e lhe deres conforto, ele não te morderá. Eis a diferença entre o cachorro e o homem" (Mark Twain). Se existe um nível altíssimo na moral de um ser humano, este nível é a gratidão.

É incrível, mas o homem foi superado pelo cão guando se trata de gratidão.Sêneca, em cartas a Lucílio, abordou esta moral em afirmar que "não há ódio mais violento do que o proveniente de um benefício não-honrado".

Em outros termos, é a pessoa ser ingrata em todos os sentidos. Hoje, fazer um favor ou benefício a alguém, para quem quer que seja, é perigoso, pois pode terminar a amizade.Max Gehringer, lá dos seus clássicos corporativos, não diz de gratidão, mas de favor, e ao criar a lei da perversidade profissional enfatiza que a chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido... Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.No nosso cotidiano é impressionante como somos afetados pela ingratidão.

Muitos casais amigos que convidam outros casais para jantar em suas casas, em encontros felizes de fim de semana, sentem-se frustrados por não terem reciprocidade ou gratidão em também serem convidados. E, assim, o tempo acaba com a amizade ou deixa-se de se convidar e morre, aos poucos, a amizade ou um relacionamento digno de família, em trocarem ideais e felicidade.

Aquele chefe de algum setor ou mesmo o chefão que não é capaz de dar um pequeno elogio a um bom trabalho do seu funcionário mata a vontade do subordinado em criar ou a ter estímulo de fazer bem feito.Isso não quer dizer que você tenha que receber prêmios, sem mais nem menos, por tudo que faz de favor. Nunca espere a gratidão, apenas faça pelo bem de fazer, e o retorno virá para você de outra forma muito mais providencial.

Até porque, como disse Mason Williams, receber certos prêmios ou elogios é como ser beijado por alguém com mau hálito. Cuidado!Vamos ser gratos sempre por tudo que possuímos e sempre lembrar que estúpida é a pessoa ingrata, injusta e parasita, ou seja, aquela pessoa que não retribui nada do que recebe. Repito que não podemos esperar gratidão: vamos fazer o favor, ser gratos, ser justos, para sermos felizes pelo simples ato de fazer.

Fonte: Jornal A Notícia

Nenhum comentário: