10 de fevereiro de 2009

PROFILAXIA DA APORRINHAÇÃO (MÁRIO GENTIL COSTA)

Segue trecho de crônica bem escrita pelo médico Mário Gentil Costa. A íntegra pode ser lida no blog http://magenco.blogspot.com


Muitas pessoas são como caçambas carregadas de lixo. Andam por ai, cheias de frustrações, de raivas e de desapontamentos. E à medida que seus acúmulos vão crescendo, elas precisam descarregar em alguém. Eu, simplesmente, decidi que não vou deixá-las descarregarem em mim. Apenas me limito a sorrir e a acenar amigavelmente. Prefiro ignorar. Descobri que o prejuízo da reação é enorme. Minha saúde vale muito mais. E eu a aconselho a fazer o mesmo. Não se deixe levar por impulsos irrefletidos. Isso se aplica a todas as situações; em casa, no trabalho, nas ruas... Só traz lucros...

Eu o fixava, ainda surpresa, e ele arrematou:

- É verdade - as pessoas felizes não deixam que esse lixo emporcalhe seu dia. A jornada é muito curta para se levantar de manhã com remorsos por gestos e atitudes impensadas da véspera. Ame quem a trata bem e esqueça quem a trata mal. A vida é dez por cento o que se faz dela e noventa por cento a maneira como se aprende a levá-la. O segredo está em não deixá-la encher-se de lixo...”

Essa sábia lição, vinda de um modesto motorista de táxi, é exemplar para todos nós, e eu a aplaudo sem restrições. No caso específico, além de preservar-se do estresse, ele evitou o que uma séria discussão poderia ocasionar e cujas conseqüências imprevisíveis, com os ânimos exaltados e respectivos pavios acesos, poderiam ser trágicas, como se tem visto na prática, aqui ou acolá.

Eu, sempre que posso, e com critérios cada vez mais elásticos – que exercitei à custa de autodomínio e disciplina – tenho procurado reagir assim, com um mero sorriso condescendente e superior. Não vale a pena sair dando-murros-em-ponta-de-faca...

A estupidez que nos rodeia é majoritária e insuperável... e está começando a atuar cada vez mais cedo nas pessoas, produto de uma lacuna que o brasileiro, com exceções, já traz do berço e que daria assunto para uma bela tese de mestrado em psicologia do comportamento e da convivência social – aquela qualidade basal que deveria ser natural e congênita: educação.

Um comentário:

Anônimo disse...

DARWIN, TENHA CERTEZA DE QUE FIQUEI MUITO HONRADO COM A PUBLICAÇÃO DE PARTE DA MINHA CRÔNICA "PROFILAXIA DA APORRINHAÇÃO". APROVEITO PARA INFORMAR QUE VISITEI SEU BLOGUE E SURRUPIEI O CLIP DO GAITEIRO PARA MANDÁ-LO A MEU IRMÃO ALOYSIO, QUE É UM EXÍMIO EXECUTANTE AUTO-DIDATA. RENOVO MEU CONVITE A QUE VISITE MEU BLOGUE ANTIGO http://magenco.blog.uol.com.br
GOSTARIA DE DISPOR DE SEU E-MAIL.
GRANDE ABRAÇO - MARIO MAGENCO