30 de janeiro de 2009

CURSO DE DIREITO À DISTÂNCIA?

Sim, um Curso de Direito à distância será oferecido pela Unisul Virtual em convênio com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, tendo como público-alvo os servidores do Poder Judiciário.

Como professor já trabalhei com ensino à distância e discordo da eficácia desse método de ensino, ainda mais se esta for a ferramenta primordial de aprendizado.

Não creio que um Curso de Direito de qualidade possa ser ministrado nessa modalidade.

Para quem duvida da existência do curso, basta clicar no seguinte endereço e visualizar o edital de oferta das 102 vagas disponíveis:

www.uaberta.unisul.br/repositorio/download/edital/Edital_TJ_2P.pdf

7 comentários:

PAIZANI disse...

Não podemos esquecer que estamos no Brasil, em um Estado Democratico de Direito, eu jamais faria a distância ( DATA VENIA,é muito dificial este aluno passar na OAB).

Anônimo disse...

Recentemente em um concurso de juiz, um magistrado que pertencia a banca de correção, constatou os erros graves que fizeram com que 90% dos candidatos fossem reprovados. Ora, o próprio juiz reconheceu que pelos erros primários dos candidatos justamentes nas questões da área jurídica ficou evidente como esta sendo ministrado e assimilado o curso de Direito no País. Eu não acho que o curso de Direito a distância seja impossível de ser realizado muito pelo contrário pois, a metodologia e o espírito de pesquisa que o aluno se investe com certeza vai surpreender, cheguei a fazer um ano de direito presencial e, cheguei a conclusão que apesar de estar indo para o 3º período, sem saber nada quantos na verdade,se formam dessa forma.

Anônimo disse...

O curso a distância desperta no aluno um espírito de pesquisa muito grande até porque,geralmente como ele esta sozinho inexiste a possibilidade de cola, tão comum nas presenciais. Com certeza quando o curso a distância estiver oficializado, os alunos vão ter condições de disputar igual para igual com os do presencial

Mauro disse...

Embora atrasado, meu comentario vai para o infeliz comentario de PAIZANI, mas serve para todos os que veem no curso de Direito a Distancia um obstaculo aos bons alunos e consequentemente aos bins Profissionais.
E lamentavel saber que a mente fechada e diminuta dessas pessoas achem que por ser a Distancia o ensino tende a ser de qualidade inferior. Nao e a faculdade que faz o aluno mas sim o contrario, se existem bons alunos, NAO INTERESSA se esses o fizerem a distancia ou presencial, pois como nosso amigo ANONIMO disse no seu primeiro comentario, ele mesmo fez 2 semestres e viu que nao aprendeu nada, efetivamente ele eh um pessimo aluno assim como seria um pessimo profissional na area, que bom que desistiu... Quanto ao pobre Paizani, ainda considero seu comentario infeliz e infrutifero, num pais da dimensao do Brasil, isso jah deveria ser uma realidade. Mas de novo, as mentes pequenas e mesquinhas talvez vejam isso como um obstaculo ao ensino. Lamentavel e entristecedor.

Anônimo disse...

A média de reprovação da OAB, é da ordem de 93.5%, isto para candidatos em que o Professor com Doutorado, Mestrado, e ao menos na minha Universidade são todos Juizes , Desembargadores, e não leciona quem não tiver Doutorado na matéria, no dia a dia o Mestre observa o simples traje do aluno , a fala, a educação, a frequência,o aproveitamento,e outras atividades em que basta olhar para o estudante da para dizer se ele está no lugar certo ou deveria de tenis e bermuda ir para aula de Educação Fisica, eu gostaria de saber de meu interlocutor qual é a sua formação?, já fez alguma Faculdade?, eu estou na segunda,e me formo em 2011, e você?, participa de algum seminario sobre o assunto eu participo sempre de palestras,inclusive ontem fui a uma na OAB/SP, da qual já sou membro, este negocio de ensino a distancia é para encher linguiça palavras dos menbros da OAB e eu assino embaixo,a pessoa que não tem coragem de mostrar a cara para uma salça de aula, como fica depois vai despachar com o Juiz de casa tambem?,se você consequir a parovação de um Juiz , um sequer que concorde com você eu mudo a minha opinião, preste atenção (UM),EU CONVIVO NA FACULDADE, NO TRIBUNALDO JURI DO QUAL FAÇO PARTE , NA DEFENSORIA PUBLICA AONDE TRABALHO,E ATÉ AGORA NAÕ VI NINQUEM APOIAR, MAIS ESTA BESTEIRA).,

Anônimo disse...

Ensino é ensino, não importa se a distância ou presencial. Ensino ruim tem-se com professores presentes ou a distância e infelizmente professores ruins é o que não falta principalmente em cursos presenciais. Quem produz qualidade é quem estuda e não somente quem ensina. Quem descre do ensino a distância também descre que países desenvolvidos também não o são desenvolvidos porque eles praticam esta modalidade. É por isso que este páis não se desenvolve sempre pessimísta, sempre do contra quando o assunto é educação. A Coréia do Sul é um dos países que mais tem cursos a distância e vejam como eles estão atrasados.

Anônimo disse...

seria melhor a unisul cuidar do seu curso d dreito presencial, e nao criar um virtual, alias nao sou contra a educacao a distancia, mas se oferecessem tambem a possibilidade de ter materias presenciais.