11 de janeiro de 2009

MONSANTO - UMA DEPENDÊNCIA PERIGOSA

Com o advento da soja transgênica, a gigante Monsanto passou a dominar o mercado dessa comodity, fornecendo desde a semente até os "insumos" (pesticidas) necessários a uma boa colheita.

Há tempos que vem se falando sobre os riscos que uma dependência da soja transgência pode gerar em termos ambientais e econômicos.

A Revista Época ressucitou a discussão, trazendo entrevista preocupante dada por uma documentarista, sobre a Monsanto e seus produtos. Segue um trecho:

ÉPOCA – E como seria esse mundo segundo a Monsanto que você descobriu?

Marie - Cheio de pesticidas. Cerca de 70% dos alimentos geneticamente modificados são feitos para serem plantados com uso do agrotóxico Roundup. Ao comer uma transgênico, a pessoa está praticamente ingerindo Roundup. E, ao contrário do que propagou a Monsanto, esse pesticida não é bom ao meio ambiente e muito menos biodigradável. Ele é muito tóxico. Tenho certeza de que nos próximos cinco anos ele vai ser proibido no mundo, tal como aconteceu com outro produto da companhia, o DDT. O mundo segundo a Monsanto também é dominado por monoculturas. O que é um problema para a segurança alimentar, pois concentra a produção de alimentos na mão de poucos. Também considero arriscado deixar a alimentação mundial na mão de companhias que no passado produziam venenos e armas químicas como o agente laranja, despejado por tropas americanas no Vietnã.

Nenhum comentário: