22 de setembro de 2008

A PRISÃO DO DOGMATISMO

No dia 17 de setembro li a seguinte notícia:

"O Vaticano informou ontem que a Teoria da Evolução é compatível com o que está escrito na Bíblia, mas não planeja um pedido de desculpas póstumo a Charles Darwin (1809-1892) pela fria recepção dada a ele há 150 anos. Igrejas cristãs costumam ser hostis a Darwin por conta dos conflitos entre sua teoria e a acepção bíblica da criação. A Bíblia defende que Deus teria criado o mundo em seis dias." (Jorna A Notícia de 17.09.2008. Seção A. Página 19).

Depois de alguns séculos a história se repete e, sem mais saídas, a Igreja Católica Apostólica Romana, vê-se obrigada a reconhecer que estava errada, antes com o embate Geocentrismo X Heliocentrismo (Galileu Galilei) e agora com a controvérsia Criacionismo X Evolucionismo (Charles Darwin).

O grande problema de se desprender dos dogmas com tanta lentidão, refere-se, sobretudo, a determinados valores que estão sendo inobservados e violados, mesmo que por vias transversas.

Enquanto a autoridade papal permanece irredutível em relação à proibição do uso de preservativos, a AIDS continua a se propagar, principalmente pelo continente africano, fazendo milhões e milhões de vítimas sem discriminação, de bebês a idosos.

E o supremo dom/valor da vida, como fica?

Nenhum comentário: