13 de setembro de 2008

O VENERADO PADRE CÍCERO

Depois de ler um trecho de alguns preceitos do Padre Cícero Romão Batista, o "Padre Cícero" tão venerado pelo povo do nordeste, consegui finalmente entender porque aquele povo admirava e continua tendo fé no falecido homem que, principalmente por lá, tem aura de santo.

A verdade é que a mensagem deixada por Padre Cícero mistura religiosidade, moral e conselhos práticos formulados em forma de imperativos, para um cotidiano ecologicamente sustentável e um futuro melhor.

Vale a pena a transcrição de um trecho que mostra a amplitude de visão desse homem, ainda no início do Século XX, quando não se falava em ecologia e manejo sustentável do ambiente.

Não derrube o mato - nem mesmo só pé de pau. Não toque fogo no roçado nem na caatinga. Não cace mais e deixe os bichos viverem. Não crie o boi e o bode soltos: faça cercados e deixe o pasto descansar para que possa se refazer. Não plante serra acima nem faça roçado em ladeira muito em pé; deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e para que não se perca a sua riqueza. Faça uma cisterna no canto de sua casa para guardar a água da chuva. Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta. Plante cada dia pelo menos um pé de árvore até que o sertão seja uma mata só. Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga. Se o sertanejo obedecer a esses preceitos, a seca vai se acabando, o gado melhorando e o povo terá o que comer. Mas se não obedecer, dentre de pouco tempo o sertão vai virar um deserto só.
(li este trecho no artigo "Pistas práticas para cuidar da Terra (2)", de Leonardo Boff).

Um comentário:

Daniel Walker disse...

Parabéns pela inserção dos preceitos ecológicos do Padre Cícero. Ele foi realmente o Sábio do Sertão Nordestino. Para conhecer mais sobre o Padre Cícero sugiro uma visita aos seguintes sites:
www.padrecicero.cjb.net
www.juaonline.info