30 de maio de 2010

CRISE MUNDIAL? PRA QUEM?

O ano de 2009 será lembrado por milhões de pessoas comuns como o ano em que perderam o seu emprego, sua casa, ou a perspectiva de uma educação. Para alguns poucos no topo da pirâmide, no entanto, foi uma mina de ouro.

Bilionários mundiais viram sua riqueza crescer 50% no ano passado, e suas fileiras incharem para 1.011 em comparação a 793, segundo a última lista de bilionários da Forbes.

O patrimônio líquido combinado dessas 1.011 pessoas aumentou para US$3,6 trilhões, 1,2 trilhões de dólares a mais do que em 2008. Em média, cada bilionário teve sua riqueza aumentada em US$ 500 milhões.

Quatrocentos e três bilionários residem nos Estados Unidos. Eles constituem apenas 0,00014% da população total do país, mas controlam 8% da riqueza nacional. Cada um destes indivíduos tem 300 milhões de vezes mais riqueza do que a média dos habitantes dos EUA.

Os ricos da Índia e da China estiveram entre os que mais ganharam. "Pela primeira vez, a China continental tem o maior número de bilionários fora dos EUA", Forbes disse na sua declaração. Os cidadãos dos EUA ainda dominam os rankings, mas o troféu já começa a escorregar."

O Wall Street Journal, comentando os números, escreveu: "Como os ricos mundiais ficam mais ricos? Os mercados de ações… Em suma, o que o mercado de ações tirou, o mercado de ações devolveu - pelo menos para os bilionários".

O rápido aumento na riqueza dos multimilionários é o resultado do empobrecimento de dezenas de milhões de outras pessoas; Ele é a outra face do desemprego em massa, pobreza, cortes nos serviços públicos, e execuções hipotecárias.

Além da ajuda direta do governo aos bancos e super-ricos, o principal motor da recuperação dos lucros das empresas e, assim, do mercado de ações, foi o crescimento da produtividade e a redução do tamanho das empresas.

Em 2009, a taxa de desemprego aumentou de 7,7% para 10%, três milhões de empregos foram perdidos, e os salários caíram drasticamente. Milhões de famílias perderam suas casas e ficaram desalojadas. Mas a produtividade, a quantidade de produtos que é produzida a partir de cada hora de trabalho, teve um aumento de 7%.

O dinheiro liberado através da destruição dos programas sociais, do aumento de produção dos funcionários, e das reestruturações de empresas encontrou seu caminho para os bolsos das pessoas na lista da Forbes.

Qual é a justiça nisso? Essa é a perfeição do sistema de livre mercado?

O Ser Humano foi reposicionado. Agora é valor subsidiário, dispensável, descartável.

Nenhum comentário: