12 de março de 2009

SANTO AGOSTINHO E AS MULHERES

A teóloga alemã Uta Ranke-Heinemann perdeu sua cátedra na Universidade de Essen (fora a primeira mulher a ser nomeada para uma cadeira de teologia) depois de escrever o livro Eunucos pelo Reino de Deus: mulheres, sexualidade e a Igreja Católica, um demolidor retrato das idiossincrasias misóginas do catolicismo nos últimos dois mil anos.

Acusaram-na de exageros, mas ela não deturpa os textos. Desce a lenha em Agostinho (imagem ao lado) que associa o "pecado original" ao sexo e é o patrono do celibatarismo na igreja. Escreveu o santo: "estou convencido de que nada afasta mais o espírito do homem das alturas do que os carinhos da mulher e aqueles movimentos do corpo sem os quais um homem não pode possuir sua esposa".

Agostinho, que era seguidor da seita do persa Mani (sim, aquele do maniqueísmo), se converteu ao cristianismo e passou a identificar o mal na figura da mulher. Só aceitava uma mulher em sua casa na presença de um terceiro - e isto incluía sua irmã e as três sobrinhas. Observação de Uta: "esse comportamento sugere que o homem era psiquicamente perturbado."

Pode ser uma observação excessivamente moderna, mas a teóloga tem razão em dizer que "Agostinho foi o pai de uma ansiedade de 1.500 anos diante do sexo e de uma hostilidade persistente a ele." Para Agostinho, os grande problemas da humanidade começaram com Eva: a expulsão do paraíso foi culpa dela.
Cito um trecho do livro de Uta:

Por que o demônio não fala com Adão e sim com Eva?, indaga Agostinho. E dá a resposta: Satanás se dirigiu "ao elemento inferior dos dois humanos (...) pressupondo que ao homem não seria assim tão fácil enganar, e que não seria aprisionado por um falso movimento de sua parte, mas só se desviado para outro erro."

Agostinho admite as circusntâncias atenuantes para Adão: "Não podemos acreditar que o homem fosse levado para o mau caminho (...) porque acreditava que a mulher estivesse falando a verdade, mas que ele caiu através das sugestões dela porque estavam muito unidos em sua parceria (...). Eva aceitou o que disse a serpente como verdadeiro, enquanto Adão se recusou a separar-se de sua companheira, mesmo que isso significasse dividir com ela o pecado." (A Cidade de Deus, XIV, 11, Petrópolis, Vozes, 1990). O amor da mulher conduz o homem à ruína.

A obra de Uta Ranke-Heinemann ainda pode ser encontrada nas livrarias ou nos sebos. Foi lançada pela Editora Rosa dos Tempos, de São Paulo, em 1996.

Fonte: http://www.otambosi.blogspot.com/

7 comentários:

KATIA disse...

Olá, interessantíssimo deve ser este livro. Eu estava procurando evidencias contra o santo quando deparei com teu blog. Muito bom. Quanto ao 'santo' imagine quanto ele atrasou a vida das mulheres com as suas loucuras. Ele deveria ter um problema profundo em relação as mulheres ou alguma mulher já que ele tinha antes, uma concubina. Pagamos nós todas com a oportunidade dada por ele e usada por séculos, desta besteira imensa contra as mulheres e contra a história. Abraço e obrigada

Anônimo disse...

Então, segundo Agostinho, o homem ama mais a mulher que a Deus, pois preferiu pecar com ela a obedecer a Deus?

Que humilhante isso para o homem!

Também, a mulher pecou porque foi enganada, mas o homem pecou porque QUIS PECAR. Então, o homem tem mais culpa, pois ele assim o quis, enquanto a mulher só pecou porque foi enganada...

Bem se vê que o homem tem em sua arrogância sua própria condenação!

Maria disse...

Gente, é como minha mãe dizia quando vinham com essa bobagem de que Eva pecou primeiro: " Bom, pelo menos Eva ainda discutiu com a serpente, mas Adão,obedeceu quietinho a Eva, comeu calado sem questionar!"
E mais: Santo Agostinho nem desenvolveu o raciocínio ao certo: Se a serpente foi falar com Eva é porque talvez a mulher seja mesmo a autoridade na terra...

PolemiCast disse...

Um "santo" que viveu na zona da amizade e tem problemas de distúrbio mental não deveria ser levado em conta

Renan disse...

Acho que ele quis dizer de verdade, que o homem é superior a mulher, tbm em inteligência, pois não seria enganado facilmente pelo diabo, mas a mulher por ser mais frágil, foi tentada facilmente. E como o homem era sozinho e a mulher que o completou, logicamente fugindo da razão ele iria escolher a mulher .
Mas é estranho falar que o homem tem mais culpa que a mulher, ela sabia que aquilo era errado, fez por arrogância mesmo, porque queria ser superior . Adão só foi no embalo dela pra n perde-la , logo, quem tem mais culpa é a mulher ... Bíblia é uma ficção interessante

Anônimo disse...

Gostei do cimentario da Katia, Santo Agostinho, era um doente mental, não permitia que sua irmã e tres sobrinhas entrassem em sua casa, para não tentá-lo, para ela as mulheres só serviam pra fazer filhos, procriação, mandou matar seu filho, porque supostamente tinha um caso com sua comcubina, culpava Eva, por entrar o pecado no mundo, as mulheres devem abominar esse "santo", completamente equivocado e donte mental.

Anônimo disse...

A Biblia não é uma ficção, o falso Santo Agostinho e é que era um psicopata, entre no site:www.novotempo.co.br/namiradaverdade .......se vc tiver a coragem de perguntar a biblia tera a coragem de responder!!!!!