12 de março de 2009

CCJ DO SENADO APROVA FIM DA PRISÃO ESPECIAL

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem projeto que acaba com o direito a prisão especial para quem tem curso superior completo. O texto também retira esse direito de padres, pastores e bispos evangélicos. O texto vai agora para votação no plenário do Senado.

O projeto, já aprovado na Câmara dos Deputados, teve origem na proposta elaborada, em 2000, por uma comissão de juristas criada pelo Poder Executivo. O substitutivo do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) restringe a prisão especial a uma lista mais restrita.

Segundo a proposta do senador, terão direito à prisão especial ministros de Estado, governadores, senadores, deputados federais e estaduais; prefeitos e vereadores; membros das Forças Armadas; magistrados, delegados e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública; membros dos tribunais de Contas; e cidadãos que já tiveram exercido efetivamente a função de jurado, salvo quando excluídos dessa lista por motivo de incapacidade para o exercício da função.

Fonte: Jornal O Globo.

Comentário 1: Os senhores legisladores reservaram, é claro, prisão especial para a categoria deles. Afinal, deputados, senadores, vereadores e demais políticos não podem ser igualados ao resto da população. São seres especiais e merecem prisão especial, sem dúvida!

Comentário 2: Com o projeto aprovado, vai ter fila de gente no fórum querendo se inscrever como jurado.

Nenhum comentário: