11 de março de 2009

LI E RECOMENDO

É excelente o livro "O Capitalismo é Moral?" de André Comte-Sponville, filósofo francês contemporâneo.

A obra não trata restritivamente da pergunta exposta no título, o que já fica claro quando da análise do índice de temas abordados.

Vale a leitura pela clareza da exposição, sistematização das idéias em quatro ordens de conhecimento propostas pelo autor (ordem técnico-científica, ordem jurídico-política, ordem moral e ordem ética) e por se tratar daquela filosofia que racha o crânio, abre a mente do leitor para diversos aspectos.

Apenas para dar o gostinho da temática, adianto que o autor responde a questão central do livro, sustentando que o capitalismo não é moral e nem imoral, mas amoral, ou seja, a moralidade não faz parte do capitalismo, sistema técnico-científico baseado simplesmente na lei da oferta e da procura e nos interesses egoísticos que permeiam a natureza do ser humano, força motriz do regime.

É por isso que o sistema tem dado certo e também por essa razão, é que se faz necessário um Estado que observe e, se for o caso, limite o mercado, evitando assim que o capitalismo se converta em instrumento de crueldade de humanos contra humanos e também contra o próprio meio ambiente, dada a progressão ilimitada das necessidades e interesses privados.

Para o autor, o erro de Marx foi pretender criar um sistema (comunismo) baseado em uma moralidade intrínseca, decorrente dos valores de igualdade e fraternidade entre os seres humanos, enquanto que a economia se rege por números e interesses alheios à esfera da moralidade.

Interessante ler para formar opinião e suas próprias conclusões.

Nenhum comentário: