18 de abril de 2011

AREZZO PROMETE SUSPENDER COLEÇÃO QUE USA PELE DE ANIMAIS
























Na última semana, o Twitter foi utilizado pelos internautas como forma de protesto contra a marca Arezzo (bolsas, sapatos e acessórios femininos), que anunciou na quarta-feira (13.04) o lançamento de coleção de produtos com peles de raposa, coelho e ovelha.

Nesta segunda-feira (18.04), a Arezzo anunciou que recolherá todas as peças da coleção Pelemania. A campanha colocou a Arezzo em primeiro lugar entre os Topic Trends do Twitter no Brasil, neste domingo. Hoje, a empresa está entre os dez assuntos mais comentados na rede social.

O comentário negativo contra a marca foi tão forte, que numa medida desesperada, a empresa passou a apagar os comentários dos internatuas feitos em seu perfil no Facebook.

Para o bem ou para o mal, a verdade é que o "cyberativismo" tem uma força de propagação de ideias talvez nunca experimentada. Seja no Oriente Médio, na Europa ou no Brasil, movimentos sociais podem ser impulsionados em horas através de ferramentas como as redes sociais, blogs e microblogs.

No que toca à questão do uso de peles, pessoalmente sempre fui contrário, dada a possibilidade do uso de inúmeros materiais sintéticos que atingem o mesmo resultado estético e funcional. Os métodos de criação e abate de animais para extração de peles, geram um sofrimento desnecessário e injusto para atender a uma vaidade alienada, descomprometida com a realidade e com o valor do respeito à vida. 

E antes que alguém pense na superficialidade do meu posicionamento pessoal e eventual hipocrisia, desde já digo que há 22 (vinte e dois) anos não me alimento de carne (nunca fez falta), posiciono-me ativamente contra práticas que causem sofrimento animal e espero que a humanidade possa se desenvolver melhor nesse sentido daqui para frente.

Um comentário:

Anônimo disse...

A tecnologia de hoje é tão grande, que é um grande absurdo utilizar esse tipo de material para fazer acessórios. Trabalho com moda e conseguimos trabalhar perfeitamente bem sem origem animal. Temos alguns exemplos de estilistas (Stella McCartney) no mundo da moda que já são adeptos ao não uso de peles de animal. Tenhamos um pouco de bom senso antes de pensar em maltratar algum animal para "estar na moda".