3 de setembro de 2010

CFM AUTORIZA CIRURGIA PARA TROCA DE SEXO EM MULHERES

A cirurgia para mudança de sexo em mulheres, antes permitida como experiência, será autorizada no Brasil a partir de decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM), a ser publicada hoje no Diário Oficial da União.

A técnica retira mamas, ovários e útero. A construção de um pênis no transexual feminino, por enquanto, ainda será mantida com caráter experimental, não sendo liberada.

A decisão do CFM, assinada pelo conselheiro relator Edevard José de Araújo, vale para qualquer unidade, pública ou privada, capaz de fazer o procedimento. Mas é preciso que a transexual ou interessada em mudar de sexo atenda a critérios como grande desconforto com o corpo original.

A pretendente deve ter mais de 21 anos e diagnóstico de transgenitalismo. Os critérios são definidos por um conselho (psiquiatra, cirurgião, endocrinologista e psicólogo).

Segundo a decisão, o transexual tem um desvio psicológico que o faz não se conformar com o corpo. Para o CFM, a paciente deve ter o desejo de mudar de sexo há, pelo menos, dois anos.

(Fonte: Blog do Noblat)

Nenhum comentário: