30 de março de 2008

TRABALHO INFANTIL NÃO DIMINUI NO BRASIL

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, em 2006 o Brasil tinha 1,4 milhão de crianças entre 05 e 13 anos trabalhando. Trata-se de 4,5% da população brasileira nessa idade, percentual que permanece sem alteração desde 2004, mesmo diante da existência de programas sociais específicos.

Na faixa etária de 05 a 17 anos, são 5,1 milhões de crianças e jovens que trabalham, percentual de 11,5%, praticamente o mesmo constatado em 2004 (11,8%).

Destas crianças e jovens 47,3% trabalha sem auferir rendimentos e 80% residem em domicílios com rendimento médio inferior a 01 salário mínimo. Isto é, as crianças trabalham para que se consiga o suficiente para comprar gêneros alimentícios.

Essa é a perpetuação da desgraça brasileira! As novas gerações trabalham em vez de estudar. Sem educação não conseguem qualificar sua mão-de-obra e, conseqüentemente, terão uma vida limitada em rendimentos, precisando da futura ajuda de seus filhos, que terão que trabalhar em vez de estudar para ajudar seus pais, e assim por diante...

Mais uma vez repito, somente sólidos investimentos em educação para quebrar o ciclo do subdesenvolvimento.

Nenhum comentário: