11 de julho de 2012

MANIFESTO AOS ELEITORES

Quando expirou o prazo para o registro das candidaturas ao pleito municipal, pensei inicialmente em redigir um manifesto dirigido aos candidatos, pedindo uma campanha política fundada essencialmente na apresentação de propostas coerentes, sérias e honestas.

No entanto, logo depois percebi que os meus pedidos e sugestões devem ser direcionados a quem realmente detém poder neste momento, ou seja, o público eleitor, verdadeiro titular do poder em um Estado Democrático.
Portanto, em vez de dirigir-me aos mais de cento e sessenta candidatos a vereador e aos três candidatos a prefeito(a), falo aos eleitores.
Em primeiro lugar, é necessário ter a perfeita noção da responsabilidade de quem tem o direito-dever de votar, ou seja, de escolher quem representará o povo pelos próximos quatro anos.
 Não se pode mais ignorar a importância de um voto consciente, no sentido de que o eleitor conheça as propostas do candidato, sua vida pregressa, antecedentes de improbidade administrativa, qualificação profissional para a função e experiência administrativa.
Estudemos, pois, a vida daqueles que pretendem figurar como nossos representantes, evitando que novos “Tiriricas” atinjam o objetivo de exercer uma função para a qual não estão qualificados, não sabendo sequer exatamente a essência de suas atividades.
Não podemos ter vereadores que não saibam que além de legislar, devem também fiscalizar os atos do Poder Executivo ou, no mínimo, permitir que algum colega interessado o faça.
Aqueles que pretendem ser legisladores precisam, ao menos, ter condições de ler e interpretar um texto corretamente, entendendo seu alcance e profundidade. Devem conhecer o básico a respeito da função legislativa e propor ações coerentes com a função que pretendem desenvolver.
Já os candidatos a Prefeito devem ter conduta ilibada, experiência administrativa e uma qualificação profissional mínima para o exercício de tão importante função pública.
Portanto, salvo melhor juízo, não se pode prestigiar a candidatura de quem já foi acusado e condenado pela prática de improbidade administrativa, ou seja, de desonestidade com o uso de recursos públicos.
Se na vida privada todos merecem ter uma segunda chance em caso de falhas, tal não ocorre na vida pública. Quem atenta uma vez contra os postulados de moralidade e honestidade no trato com a coisa pública, merece ser condenado ao ostracismo para deixar outros interessados demonstrarem que é possível administrar os recursos públicos de forma honesta e eficiente.
Assim sendo, eleitores destinatários destas linhas, a preocupação com o bom uso do voto é necessária. De nada adiantam as queixas emitidas contra os titulares de cargos públicos, se quem tem o poder de eliminar pretendentes indesejáveis não toma as medidas necessárias no momento certo.

Um comentário:

Raphael Rocha Lopes disse...

Que assim seja, caro amigo!!