8 de julho de 2011

INUTENSÍLIOS

Panela eletrônica para o arroz, escova de dentes robotizada com MP3, esfregão com cabo articulado e triplo processo de absorção, processadores de alimentos que fazem tudo, tudo mesmo, cuidam do bebê e até fazem companhia para a mulher moderna em seus momentos de solidão.

Parece que a sobrevivência era um desafio muito maior antes do surgimento do Harpic Master Ultra Plus que mata 99% das bactérias, deixa cheiro de flores e não agride seu animal de estimação.

Como era possível suportar a amarga existência humana sem o Turbo Body Action que promete dar o abdômen dos sonhos em apenas quinze dias ou ainda, daquele automassageador que elimina a celulite em uma semana sem suor e sem esforço?

Agora com o Instant Hair Plus, você será um homem calvo realizado. Mudas de cabelo crescerão a olhos vistos e, em breve, poderá ganhar a vida como cover do guitarrista Slash.

Já você, garoto feio, rejeitado e com o rosto coberto de acne, compre o desodorante Axe que as mulheres cairão do céu, rastejarão babando loucamente e atravessarão o oceano para conhecê-lo.

O marketing eficiente cria necessidades no público consumidor, que já não consegue imaginar sua vida sem um tênis com duplo sistema de absorção de impacto ou daquela escova de cabelos giratória que emite íons e desembaraça o fio até a raiz, dando brilho e mais cor.

Mas espere!

Ligando agora para comprar o super grill giratório que brilha no escuro e deixa sua comida sem gordura, você recebe inteiramente grátis um maravilhoso avental, um incrível ralador de beterrabas de última geração e um livro de receitas que vai revolucionar a sua vida.

Mas atenção!

Essa promoção é válida somente para as primeiras cem ligações. Por isso, descabele-se, arranque a aposentadoria das mãos da sua avó, corra para o telefone e não perca!

- Compre, compre, compre! Diz, gesticulando nervosamente, o vendedor multimídia de felicidade.

Sim, a televisão é aquela melhor amiga que pede que ninguém resista aos seus comandos. Seja você mais um cadáver adiado a comprar promessas de apoteose e felicidade eterna, endividando-se por impulso, comprando tudo em “apenas” doze vezes sem juros no cartão de crédito. Afinal, se a parcela cabe no orçamento só pode ser um ótimo negócio.

Ansiedade, depressão, alienação e falta de referências, são elementos que impulsionam as vendas de produtos dispensáveis e descartáveis que atravessam claramente a fronteira do ridículo. Inutensílios que se acumulam entulhando as caixas urbanas que nos servem de residência passageira.

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