20 de abril de 2010

PELO FIM DAS PUXADAS! - MANIFESTAÇÃO DA AJAPRA

Como amplamente noticiado pela imprensa estadual, no último final de semana, várias pessoas foram feridas, algumas gravemente (com fratura de fêmur, traumatismo craniano, etc.), pelos organizadores do evento denominado “Puxada”, realizado no vizinho município de Pomerode.

A selvageria praticada por cerca de trinta pessoas que prestigiavam o evento, foi uma resposta à manifestação muda e pacífica, feita em via pública, contra esse tipo de prática.

A competição consiste na “habilidade” do proprietário dos animais em forçá-los a puxar (daí o nome Puxada) zorras de cimento sobre pista de terra ou lama, carregadas com sacos de areia de até duas toneladas.

Em páginas da internet como o Youtube existem vários vídeos demonstrando como funciona esse tipo de atividade que é organizada e rende prêmios aos participantes.

Por outro lado, o treinamento cruel, o tratamento com anabolizantes acima de qualquer padrão racional e a aplicação de outras substâncias nocivas para a obtenção de incríveis respostas orgânicas não é filmado, tampouco divulgado.

Essas considerações são importantes para esclarecer que Jaraguá do Sul também sedia etapa desse evento que, no ano passado, foi realizada no mês de junho.

Por isso, nunca é demais lembrar que a crueldade cometida contra animais é crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98, bem como que a realização de eventos com exploração de animais é proibida por Lei Municipal vigente.

Como se não bastasse, do ponto de vista ético é preciso compreender que esse tipo de entretenimento serve para o prazer humano e não animal. Não é justificável causar dor, sofrimento e lesões a outrem, para satisfazer meros caprichos de quem assiste ou participa como “proprietário”.

A Associação Jaraguaense de Poteção aos Animais – AJAPRA dispõe de laudo veterinário que evidencia os danos causados ao sistema cardiovascular, ósseo e articular dos animais que são sujeitos e expostos à sobrecarga de peso desse tipo de “competição” e está disposta a tomar todo o tipo de providência legal para impedir que essa manifestação de sadismo continue sendo praticada em nossa cidade.

Diante disso, a AJAPRA espera confiante que as autoridades regularmente constituídas exerçam o seu papel e tomem as providências necessárias e suficientes para coibir a prática das “Puxadas” em Jaraguá do Sul, cidade que nunca teve tal tradição e que não pode agora, em pleno Século XXI, passar a cultivar esse tipo atrocidade.

2 comentários:

João disse...

Os Brasileiros com sanidade exigem o cumprimento da Lei 9.605/98,
extirpando do país,todas " pseudas tradições " que maltratam os animais : FARRA DO BOI, PUXADAS, RINHAS, RODEIOS,TOURADAS,VAQUEJADAS. Nossa obrigação é deixarmos à terra melhor, para esta e futuras gerações

Para meditação da " MINORIA DE CONSCIÊNCIA ADORMECIDA "

Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo de um animal. E, nesse dia, todo o crime contra um animal será um crime contra a humanidade.
LEONARDO DA VINCI"
" Os animais, como o homem, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento CHARLES DARWIN "

" Ao estudar as características e a índole dos animais, encontrei um resultado humilhante para mim.MARK TWAIN"

" O cão é a virtude que, impedida de tomar forma humana, fez-se animal.VICTOR HUGO"

" Só quem teve um cão sabe o que é ser amado. FRIEDRICH NIETZSCHE "

" Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma. PITÁGORAS "

" Os animais foram criados pela mesma mão caridosa de Deus que nos criou..é nosso dever protegê-los e promover o seu bem estar. MADRE TERESA "

" Acredito que os cães podem falar, mas para não se envolverem nas mazelas humanas, preferem latir. VICTOR HUGO "

" Não te envergonhes se, às vezes os animais estão mais próximos de ti do que as pessoas. Eles também são teus irmãos. SÃO FRANCISCO DE ASSIS "

" Quando o homem sentir piedade de todas as criaturas vivas, só então, será nobre.BUDA "

" Maltratar animais é demonstrar covardia e ignorância. LEON TOLSTOI "

" Quanto mais conheço os homens, mas estimo os animais. ALEXANDRE HERCULANO "

" A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter e pode ser seguramente afirmado que, quem é cruel com os animais,não pode ser um bom homem.ARTHUR SCHOPENHAUER "
" Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante. ALBERT SCHWEITZER "

" Educai os meninos e não será preciso castigar os homens. PITÁGORAS "
"Só a formação do indivíduo com muita carência de amor pode justificar a insensibilidade com o sofrimento dos animais."JW
" Se queres um mundo melhor,recuse privilégios, pois o que possa ser legal, pode ser Imoral.JOÃO WANKA "61a,Adv.,com tristeza e vergonha de ser Catarinense.

Quem somos disse...

Obrigada pela divulgação e apoio nesse momento tão terrível. Deixo aqui nosso email para contato. Aguardaremos sua resposta. Temos um pedido a lhe fazer.
As advogadas que estão eficientemente nos atendendo são as Dra Ivone Lixa e Dra Mariana Lixa de Blumenau.Possivelmente vocês se conhecem.
Abração