7 de junho de 2008

SOBRE O AUMENTO NOS SALÁRIOS DOS VEREADORES

Lendo esta semana sobre a aprovação dos projetos de lei que autorizam a majoração dos salários de vereadores e prefeitos municipais em Jaraguá do Sul e pelo Brasil a fora, relembrei uma antiga opinião pessoal, que até hoje continua a mesma.

Não consigo concordar com a remuneração para a função de vereador, pois esta não requer dedicação em tempo integral. O trabalho no legislativo municipal deveria ser voluntário, no efetivo interesse de contribuir para com a coletividade, para com a municipalidade.

Será tão utópico assim?

Acredito que não, pois há diversas cidades, inclusive no Paraná em que o vereador não é remunerado.

Eu gostaria de ver o tamanho da redução do número de candidatos para o exercício voluntário da função. Gostaria de ver gente trabalhando em prol da coletividade, suando a camisa em favor de sua amada terrinha. Gostaria de poder acreditar no candidato que, pedindo o voto, estivesse com a viva e sincera intenção primeira de dedicar uma parte do seu tempo em favor dos demais.

Não aceito a desculpa de que a remuneração é necessária para evitar a corrupção, pois esta acontece freqüentemente mesmo diante de polpuda remuneração. A remuneração não evita a corrupção, fosse assim o Congresso Nacional também não estaria tão infectado de negociatas improbas.

Porém, a verdade nua e crua é que, em mais este pleito eleitoral, haverá uma enorme quantidade de sanguessugas pretendendo "chegar lá" para amarrar o seu burrinho na sombra, fazendo esquemas sórdidos de toda a ordem em troca de inconfessáveis vantagens diretas e indiretas para si e para os seus, pagando favores e financiamentos de campanha, tudo como ocorre há séculos.

Não posso esquecer também que no outro vértice haverá uma horda gigantesca de eleitores corrompidos, que continuarão tendo força para eleger uma significativa parcela de corruptores, inaptos e até semi-analfabetos em troca de passes de ônibus, contas de energia elétrica, areia, brita, saibro, camisetas, rifas, sacos de cimento e outras tantas estúpidas moedas de troca.

Desculpem a acidez.

Nenhum comentário: