14 de outubro de 2011

MINISTÉRIO PÚBLICO DE SC CRIA GRUPO DE DEFESA DO DIREITO DOS ANIMAIS

O Grupo de Atuação Especial em Defesa dos Direitos Animais (GEDDA) contribuirá com suporte técnico e jurídico à atuação das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e também trabalhará junto às entidades que atuam no setor, ajudando na definição e no planejamento de estratégias ligadas ao tema. O objetivo da criação do grupo é intensificar as ações em defesa dos animais domésticos, silvestres, exóticos e da própria saúde pública.

O GEDDA pretende também estimular o desenvolvimento de um trabalho de educação ambiental que conscientize e oriente não só a população, mas autoridades em geral sobre o direito dos animais em âmbito administrativo, civil e criminal, atuando no aperfeiçoamento, estímulo e garantia de execução das políticas públicas voltadas ao direito dos animais.

A instituição do GEDDA será ainda um instrumento importante para o combate ao tráfico e ao comércio ilegal de espécies da fauna de Santa Catarina, muitas delas ameaçadas de extinção, contribuindo para a preservação da riqueza biológica e natural do Estado.

O GEDDA será presidido pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Maio Ambiente do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Ele será composto por cinco membros do Ministério Público e contará com a participação de até cinco entidades públicas e privadas que tenham como objetivo a proteção ao meio ambiente e aos animais, designados pelo Procurador-Geral de Justiça.

Nenhum comentário: