13 de fevereiro de 2011

MANIFESTO DE INDIGNAÇÃO DO DCE UNERJ/PUC-SC

Recebi o texto abaixo do acadêmico Luis Fernando Almeida, Presidente do DCE UNERJ/PUC-SC.

Estamos passando por um momento crítico em Jaraguá do Sul, cidade essa a qual é uma das maiores de Santa Catarina no campo industrial e do comércio, bem como, uma das que mais arrecada impostos.

Porém, o fato o qual nos leva a uma posição crítica, é por não termos um planejamento urbano adequado na medida em que se desenvolve o município. Caso notório, foram as alterações dos sentidos das vias urbanas da cidade, alterações essas que não melhoraram nada, e sim, levaram a transtornos piores do que já tínhamos, pois tiveram vias, que durante dias, ficaram mudando de sentido.

Ocorre que, todos os fatos ocorridos, foram reflexos de um mau projeto realizado. Vai dizer que não?.Será que estavam planejadas as mudanças diárias dos sentidos das vias que ocorreram recentemente?

Outro ponto a ser destacado é a questão das faixas de pedestres, uma vez que as mesmas além de não serem respeitadas pela maioria dos motoristas, estão muito mal localizadas, bem como, a maioria delas apagadas.

Como exemplo, tivemos o acidente, (DESGRAÇA), que ocorreu recentemente com uma criança de apenas três anos de idade, no dia 09/02/2011, na esquina das ruas Pres. Epitácio Pessoa e Mal. Floriano Peixoto, no centro de Jaraguá, devido a uma faixa de pedestres LOCALIZADA EM UMA CURVA, sendo a mesma de difícil visualização por parte dos motoristas, bem como dos pedestres, pois além da curva fechada, há várias placas de propaganda impedindo a visualização da área.

Diante disso, como se já não bastasse, passam vários caminhões e ônibus naquele local, outro erro, pois aonde que já se viu caminhões enormes com containers cruzarem o centro da cidade, atrapalhando mais ainda um trânsito que já é completamente caótico!

Isso é uma vergonha. Até quando a população vai ter que pagar por erros de incompetentes, os quais não tem competência alguma para elaborar um projeto viário que seja!

Quantos jovens, crianças e idosos vão ter que morrer, vitimas de acidentes de trânsito, para ser tomada uma medida coerente! A população está aguardando medidas cabíveis dos órgãos competentes, para que se faça algo em prol dos munícipes, os quais já estão cansados de sofrer por erros grosseiros de projetos mal elaborados.

Além do mais, estamos precisando de campanhas de trânsito voltadas a conscientizar os motoristas à respeitarem as faixas de pedestres mal localizadas em nossa cidade!

Nenhum comentário: