23 de agosto de 2009

SOBRE SENIS, SENADO E SUJEIRA

O Senado é visto como o primeiro organismo legislativo de governo, remontando ao antigo Império Romano.

Nos primórdios era um conselho composto pelos mais velhos cidadãos romanos. Senado, vem de “senes”, ou seja, velhos.

No sistema brasileiro contemporâneo, o Senado é a câmara alta, enquanto que a Câmara dos Deputados é considerada como câmara baixa.

Infelizmente o sistema pátrio permite que tenhamos pessoas pouco qualificadas na Câmara Alta que deveria ser a mais respeitável e formada pela melhor estirpe. Temos inclusive a figura dos chamados Senadores sem voto, ou seja, suplentes que ingressam no Senado sem precisar de qualquer votação, funcionando muitas vezes como financiadores da campanha política que lhes dará futuramente uma vaga, sem necessidade de voto direto.

Por essas e outras é que o Senado Brasileiro também atravessa uma séria crise institucional, mostrando-se verdadeiramente "SENIL".

Não existe mais ideologia, mas apenas interesses momentâneos a serem sustentados, ou será que os integrantes do PSB (Partido Socialista Brasileiro) são realmente socialistas e os integrantes do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) realmente pregam o comunismo?

Não, a verdade é que a ideologia perdeu lugar há muito tempo pelo oportunismo barato e o patrimonialismo, a desgraça da verdadeira política social. Parece não haver mais lugar para uma política limpa, mas somente um conflito sujo em busca de interesses classísticos impublicáveis de diversos setores econômicos.

Quando se perde a ideologia e a vontade de lutar por um interesse maior, o espírito ainda vívido se acovarda e cede lugar aos impulsos mais negativos do homem. É o que estamos, ainda atônitos, assistindo junto da massa amorfa.

2 comentários:

Raphael Rocha Lopes disse...

É, meu caro Darwinn, quando se vê que o PSDB, para tirar os seus da reta, comunga com o PT para salvar o senil-mor do PMDB, já não se pode ter muita esperança.
Se ainda houvesse essa "união" em prol de projetos sociais e do progresso do país, até poderíamos pensar que isso não é fisiologismo.

Anônimo disse...

E o mais lamentável de tudo isto é que o PT prefere perder sua Marina, exemplo de ética, de político que verdadeiramente acredita em sua ideologia, mas defender até o fim a Dilma, o Sarney... Enfim, como diria o sempre atual Renato Russo: nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado, ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação! Que país é esse? Cris Driessen Valle