16 de outubro de 2007

O ATO POLÍTICO DE CONSUMIR

O excelente artigo de Samantha Buglione, publicado no jornal A Notícia de hoje (16 de outubro), relembra questão importantíssima que não é percebida pela grande massa, principalmente em decorrência da falta de acesso a uma informação de qualidade.

Não somente no Brasil, mas como no mundo, o consumo acabou se tornando um verdadeiro ato político, servindo como parâmetro para o que desejamos que ocorra em nossa casa, em nossa cidade ou mesmo no planeta.

Ao se adquirir um produto ou serviço não está sendo somente satisfeita uma necessidade pessoal, mas também sustentadas ideologias, valores, relações de trabalho, impacto ambiental, dentre outros fatores que não podem e não devem escapar à percepção do cidadão responsável.

Como bem afirmou a articulista anteriormente mencionada, “ir ao supermercado é fazer política. É fazer escolhas. É dizer que tipo de produção de alimentos queremos e que tipo de emprego queremos financiar. O ato de escolher e comprar o que se vai consumir pode ser silencioso, mas é muito poderoso.”

Portanto, atenção na hora de adquirir produtos e serviços. Procure conhecer forma de agir do fornecedor seja em relação a seus parceiros comerciais, seja em relação aos seus colaboradores ou em relação ao meio ambiente.

Um comentário:

karlan disse...

olá.

bom tema.

foi-se o tempo (se é que ele de fato existiu integralmente) onde consumo ou aquisição de algo respondia meramente às necessidades do comprador. A equação é mais complexa, os efeitos também.

E, de um modo ou de outro, as pistas vão aparecendo, como a crescente importância da responsabilidade social do fornecedor como diferencial no processo de decisão de compra.

Abraço meu amigo.