28 de janeiro de 2013

ALTARES

Para muitos, uma cachoeira é apenas uma queda d´água. Para mim, é um altar. Cada um enxerga o mundo como o percebe.
 
 
Rubem Alves escreveu um livro chamado: "Perguntaram-me se acredito em Deus."
 
No livro, a resposta dele: "- Sou um construtor de altares. Construo altares à beira de um abismo escuro e silencioso."
 
Emily Dickinson, por sua vez escreveu:
 
- Alguns guardam o Domingo indo à Igreja
- Eu o guardo ficando em casa 
- Tendo um Sabiá como cantor
- E um pomar por Santuário.

- Alguns guardam o Domingo com vestes brancas
- Mas eu só uso minhas asas
- E ao invés do repicar dos sinos na Igreja
- nosso pássaro canta na palmeira.

- É Deus que está pregando, pregador admirável
- E o seu sermão é sempre curto.
- Assim, ao invés de chegar no Céu, só no final
- eu o encontro o tempo todo no quintal.
 
 

14 de janeiro de 2013

LA CAMPANELLA (LIZST) POR NOBUYUKI TSUJI





Nobuyuki Tsujii nasceu em 13 de setembro de 1988. É pianista e compositor japonês que compartilhou seu primeiro prêmio com Haochen Zhang, da China, no XIII Concurso Internacional de Piano em 2009.
 
Nobuyuki Tsujii nasceu cego, mas era dotado de grande talento para a música. Na idade de dois anos, começou a tocar Jingle Bells em um piano de brinquedo depois que ouviu sua mãe cantarolando a melodia. Iniciou seus estudos de piano formal na idade de quatro anos.
 
Em 1995, com a idade de sete, Tsujii ganhou o primeiro prêmio da Associação Japonesa Helen Keller para alunos cegos.
 
Em 1998, aos 10 anos, estreou com a Orquestra de Osaka. Ele deu o seu primeiro recital de piano no salão pequeno da Suntory Hall em Tóquio, aos 12 anos.
 
Ele fez sua estreia no exterior com apresentações nos Estados Unidos, França e Rússia. Em outubro de 2005, chegou à semifinal e recebeu o Prêmio da Crítica no 15º Concurso Internacional de Piano Chopin, em Varsóvia, na Polônia.
 
Em abril de 2007, Tsujii ingressou na universidade de música e graduou-se em março de 2011. Tsujii competiu na Van Cliburn Piano em 2009 e ganhou medalha de ouro com Haochen Zhang.
 
Ele também foi agraciado com o Prêmio Beverley Taylor Smith pelo melhor Desempenho. Tsujii foi um dos concorrentes de forma proeminente no filme documentário sobre a competição Van Cliburn, 2009, “Uma surpresa no Texas”, que foi transmitido pela primeira vez na televisão PBS em 2010.
 
Além de ser pianista, Tsujii é também compositor. Aos 12 anos, ele realizou sua própria composição “O canto da rua”, em Viena.
 
Em 2010-2011, ele compôs a música-tema para um filme japonês, bem como um drama da televisão japonesa.
 
 

EXPEDIÇÃO AO JALAPÃO 2O13




















A região do Jalapão (TO) possui a menor densidade demográfica do Brasil (cerca de 0,8 hab/km2) e abrange atualmente 8 municípios, estendendo-se por uma área de 34 mil km2, equivalente ao estado de Sergipe.
















O nome Jalapão advém da planta "Jalapa do Brasil", que é bastante encontrada na região.

Na região existe também o povoado Mumbuca que é originado de um quilombo estruturado a partir de ex-escravos vindos da Bahia.


A fauna e a flora são ricos em diversidade e quantidade, sendo fácil o avistamento de emas, araras (principalmente a arara canindé), gaviões, tatus, répteis de forma geral e plantas muito peculiares.
































Em nossa expedição visualizamos pegadas de tamanduá e de raposa. Com alguma sorte é possível avistar ou ouvir espécimes do lobo-guará, que corre risco de extinção.