29 de março de 2010

CARTA ABERTA À REVISTA VEJA

Escrevo para dizer que o jornalismo pressupõe o conhecimento e o relato de fatos (reportagem) a respeito de um determinado assunto. A VEJA não faz jornalismo. Cria ou incentiva polêmicas para vender suas edições. O que há muito se constata nas “reportagens” políticas, uma vez mais apareceu na matéria sobre o Santo Daime, que foi casuística, preconceituosa e, levianamente pejorativa.

(Carta remetida em 29.03.2010 às 14h31min para o e-mail veja@abril.com.br).

26 de março de 2010

PARECE BRINCADEIRA - LEONEL PAVAN É O ATUAL GOVERNADOR DE SANTA CATARINA

Não vou nem esticar mais os comentários...é LUTO mesmo.

Um ano de silêncio pelo nosso Estado.

19 de março de 2010

MANIFESTAÇÃO DA AJAPRA SOBRE O CANCELAMENTO DO RODEIO INDOOR

A Associação Jaraguaense de Proteção aos Animais – AJAPRA parabeniza a atitude tomada pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de Jaraguá do Sul, de ter se manifestado em prol dos direitos dos animais.

Em uma sociedade tão preocupada com o lucro e com a própria subsistência, cada vez mais parece faltar tempo para olhar pelo próximo, ainda mais em relação àqueles que não têm voz e não podem se expressar.

Porém, todo aquele dotado de um mínimo de sensibilidade consegue compreender que os animais sentem dor, prazer, tristeza e alegria, tal como os seres humanos, bem como que são injustas e antiéticas quaisquer práticas que atribuam sofrimento ao próximo (seja humano ou não) como forma de divertimento ou “esporte”.

Foi-se o tempo em que se consideravam os animais como meros objetos, que poderiam ser tratados de qualquer forma por seus “donos”. É chegada a hora de acordar para a nova realidade que nos cerca, na qual o respeito mútuo entre humanos e não-humanos deve imperar como condição para um modo evoluído de crescimento pessoal e evolução do gênero.

Correta, portanto, a conduta da administração pública municipal de cancelar o evento programado em local público, sejam quais forem as razões que motivaram tal decisão.

É dessa forma que congratulamos os setores da sociedade que efetivamente se preocuparam e tomaram as atitudes necessárias, para coibir práticas que não pertencem à nossa cultura local e que nada contribuiriam para a formação dos nossos jovens.

Sirley T. Rank - Presidente

CONTINUA A POLÊMICA DO RODEIO INDOOR

O empresário César Borba ainda não desistiu de realizar o 1º Rodeio Indoor Europa na Arena Jaraguá. A locação do espaço para os cinco dias, previsto para ocorrer entre 7 e 11 de abril, foi negada pelo secretário de Administração e Finanças, Ivo Konell (DEM), a partir de pedidos de entidades de defesa dos animais para que o evento não aconteça. A decisão de Konell se baseia na lei municipal que proíbe o uso de animais em espetáculos circenses e eventos públicos.

Porém, o empresário da Texas Company, empresa que organiza o evento, pretende conseguir uma liminar na Justiça para que o rodeio possa ser feito na Arena Jaraguá.

César havia anunciado que procuraria outro local na região para realizar o rodeio, mas decidiu investir no seu plano inicial e manter o evento na Arena. Para a ação, o empresário pretende usar um parecer emitido pelo procurador do município, Volmir Elói, que diz não haver impedimento para a locação, apenas informa que a Prefeitura não deveria dar dinheiro para o evento.

“Nós decidimos e vamos fazer o rodeio na Arena. Vamos levar a situação para a Justiça e ainda esta semana pretendemos enviar um pedido de liminar para que nos autorizem a alugar o espaço. A lei em questão não diz respeito ao tipo de evento que queremos fazer e estão nos proibindo de trabalhar por uma questão política”, diz César.

O empresário refere-se ao desentendimento entre Ivo Konell e o ex-secretário de Turismo, Cultura e Esportes Ronaldo Raulino, por causa da comissão especial de inquérito (CEI) que investiga as contas da Schützenfest.

César diz que estuda a possibilidade de levar toda sua estrutura para a frente da Arena em forma de protesto. O empresário diz que já começou a devolver os R$ 54 mil dos 2,7 mil ingressos que já havia vendido.

Para Konell, não existe a menos possibilidade de o evento acontecer na Arena. O secretário diz que está tranquilo e que os empresários podem entrar na Justiça a qualquer hora. “Se ele não está satisfeito com a decisão, que procure as vias legais. Nós mantemos a posição de não alugar a Arena para este evento”, diz.

(Fonte AN Jaraguá)

16 de março de 2010

DIAS DE ANSIEDADE

Não andem ansiosos pela vida, pelo que irão comer ou beber. Nem pelo corpo, quanto que haverão de vestir. A vida é mais que a comida. O corpo é mais que as roupas.

Olhem as aves dos céus: não semeiam, não colhem, não ajuntam em celeiros. Contudo, a vida cuida delas. E vocês valem muito mais que as aves...

E qual dentre vocês, por ansioso que esteja, pode com a sua ansiedade acrescentar um único dia à sua vida?

(Rubem Alves)

12 de março de 2010

CANCELAMENTO DO RODEIO INDOOR

O secretário da Administração de Jaraguá do Sul, Ivo Konell, esclarece que o Rodeio Indoor Europa – previsto para ser realizado em abril, na Arena – já está cancelado.

A decisão foi tomada logo após o afastamento do ex-secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Ronaldo Trajano Raulino, quando a administração municipal ficou sabendo dos detalhes do acordo com a promotora do evento.

Imediatamente, solicitou-se esclarecimentos junto à empresa, sendo que um de seus representantes compareceu na Prefeitura e foi comunicado que a administração municipal não apoiará a realização do Rodeio.

Na oportunidade, foi solicitada a apresentação do contrato da empresa com o ex-secretário, mas o documento não foi encaminhado à prefeitura.

Assina a nota Ivo Konell (Secretário Municipal de Administração).

NÃO AO RODEIO INDOOR

Carta aberta da OAB - Subseção de Jaraguá do Sul à sociedade.

Recentemente Jaraguá do Sul foi alvo de toda a série de protestos e comentários negativos na rede mundial de computadores, dado o anúncio de que aqui seria realizada, pela primeira vez no Brasil, uma tourada à moda espanhola.

Depois de correspondências, mensagens enviadas por e-mail e toda a sorte de protestos remetidos de várias localidades do país, a municipalidade entendeu por bem não permitir a realização da tourada, mas manteve o evento rodeio, que está previsto para ser realizado entre os dias 07 e 11 de abril na Arena Jaraguá.

A posição da subseção da OAB de Jaraguá do Sul é no sentido de que tal prática afronta a legislação federal vigente (artigo 32 da Lei nº 9.605/98), por importar na prática de maus-tratos aos animais que serão submetidos às apresentações programadas. Embora ainda a ser regulamentada, também há lei municipal que trata da proibição de utilização de animais em espetáculos circenses e afins.

O espírito de ambas as leis é o mesmo.Importante destacar que a reação dos animais no rodeio não decorre de bravura natural, mas da provocação de estímulos dolorosos em seus órgãos internos (genitália, sistema digestivo, nervos e glândulas vesiculares). O sedém (cilício de sedas ásperas e mortificadoras, segundo o Dicionário Aurélio) provoca, portanto, dor e sofrimento, sem necessariamente causar lesões na pele ou esterilidade no animal.

É falsa, portanto, a impressão de que os animais exibidos em rodeios são bravios e desafiadores, uma vez que se trata de eqüinos e de bovinos comuns, cujos saltos, coices e corcoveios decorrem da tentativa desesperada de se livrarem dos instrumentos que os fazem vivenciar intenso sofrimento físico, sobretudo, pelo uso do sedém e das esporas.

As esporas são utilizadas para estocar os animais durante a montaria, mediante seguidos golpes aplicados pelo peão no baixo-ventre e no pescoço do animal, implicando inequivocamente em maus tratos. A questão, enfim, não é apenas jurídica, mas de ordem filosófica e, sobretudo, ética.

O espaço da realização do evento (Arena Jaraguá) é público e foi locado pelo município para a realização de evento que viola disposições legais, o que merece reflexão de toda a sociedade jaraguaense, seja porque cabe ao Estado dar o exemplo e orientar-se pela legalidade dos seus atos, seja porque um evento dessa natureza, realizado em local público, macula a imagem da cidade e de sua população.

A OAB quer trazer à baila a discussão e a consciência de que todos somos responsáveis pelos nossos atos e pelos de terceiros que prejudicam de alguma forma a coletividade. Rodeio não é espetáculo, não é esporte, não é arte.

A evolução de um padrão ético de conduta não somente entre humanos, mas também em relação aos demais seres sencientes, não permite que a diversão humana seja baseada no sofrimento de outros seres, muito menos que seja difundida tal atividade para as gerações futuras.

Diretoria e Comissão da Cidadania da 23a. Subseção da OAB/SC

3 de março de 2010

CECÍLIA MEIRELES

No mistério do Sem-Fim equilibra-se um planeta.
No planeta um jardim.
No jardim, um canteiro.
No canteiro, uma violeta.
E na violeta,
Entre o mistério do Sem-Fim e o planeta,
O dia inteiro, Asa de borboleta.

EMILY DICKINSON

Alguns guardam o Domingo indo à Igreja -
Eu o guardo ficando em casa -
Tendo um Sabiá como cantor -
E um pomar por Santuário. -

Alguns guardam o Domingo com vestes brancas -
Mas eu só uso minhas asas -
E ao invés do repicar dos sinos na Igreja -
nosso pássaro canta na palmeira. -

É Deus que está pregando, pregador admirável -
E o seu sermão é sempre curto.
Assim, ao invés de chegar no Céu, só no final -
eu o encontro o tempo todo no quintal.